quarta-feira, 14 de março de 2012

O sapatênis


Minha mulher é uma pessoa insistente – afinal é mulher – e seu último “samba de uma nota só” tem sido o “você precisa comprar um sapatênis”.

Para que vocês tenham uma noção da minha relação com tal objeto, basta dizer que não pude esconder o riso quando vi o tracejado vermelho do corretor de texto tão logo escrevi a palavra. Mais do que isso só o prazer que me deu ao clicar com o botão direito do mouse e ver que as sugestões para grafia da malsinada palavra são “sapateais”, “sapateeis”, “sapa tênis” e coisas do gênero (que gênero?).

Não sou nenhum expert em moda, mas também não abro mão de um mínimo de elegância ao me vestir, por considerar tal atitude relevante para o convívio social. Graças a isso aprendi algumas regrinhas básicas, dentre elas que os sapatos são destinados a ocasiões formais ou profissionais e que os tênis são para a prática esportiva e para situações mais informais.

E os sapatênis?

Os sapatos de cadarço vão bem com o terno, que uso diariamente, mas o mocassim pode ser usado até com calças jeans, mesmo em algumas situações formais, mas não solenes. Os tênis vão bem com bermuda, short e camiseta e em todas as situações em que a informalidade impera.

E o sapatenis?

Recorro ao São Google e descubro que os sapatênis “são a opção elegante para quem gosta de tênis” e “podem ser usados com jeans, calças de sarja ou cargo e bermudas também jeans ou de sarja”.

Isso: o sapatênis deve ser usado naquelas situações em que você deve usar um tênis.

Opa! Mas se o sapatênis deve ser usado em tais situações, por que não o tênis?

A resposta que os sites de moda dão é que tais calçados são “ideais para os momentos informais, onde os tênis tradicionais seriam inadequados, e para a rotina do homem moderno são super versáteis e despojados.” Entederam?

Nem eu!

É que na minha cabeça um sapato mais leve é que deve ser usado nas situações sociais mais informais, ma non tropo.

Pesquiso daqui, olho dali e chego a duas conclusões sobre o tema: a primeira é que o sapatênis nada mais é que um calçado mal resolvido, é a esquizofrenia dos pés.

A segunda é a que tenho que comprar um sapatenis.

Minha mulher é insistente e o homem que não obedece à mulher não deve usar sapatos, tênis ou sapatênis, mas ferraduras.


-----

As informações de estilo e moda foram colhidas em http://homemestilo.blogspot.com/2010/01/sapatenis-quando-e-onde-usar.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário