quinta-feira, 23 de junho de 2011

Ética

OU QUANDO A RAPOSA TOMA CONTA DO GALINHEIRO

"A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta".(VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed.Brasiliense, 1993, p.7)

Achei no site Mundo dos Filósofos um quadrinho sobre a ética e gostaria de compartilhar com vocês:

Ética Normativa
Ética Teleológica
Ética Situacional
Ética Moral
Ética Imoral
Ética Amoral
Baseia-se em princípios e regras morais fixas
Baseia-se na ética dos fins: 
"Os fins justificam os meios".
Baseia-se nas circunstâncias. Tudo é relativo e temporal.
Ética Profissional e Ética Religiosa: 
As regras devem ser obedecidas.
Ética Econômica: 
O que importa é o capital.
Ética Política: 
Tudo é possível, pois em política tudo vale.
http://migre.me/56zrK

A esta altura já dá para perceber a relação umbilical entre ética e moral, até porque, dizem os doutos, a morale latina teria no grego ethos o seu equivalente. Há que defenda que a ética, em verdade, é o estudo do comportamento humano sob o ponto de vista da moral.

Ouso eu dizer que a postura ética desejável por toda a sociedade é aquela segundo a qual o respeito às diferenças tem que prevalecer sobre os desejos do indivíduo, já que concebo a ética como um conjunto de valores morais e princípios que determinam a conduta do próprio sujeito.

A ética de um sujeito o acompanha em todas as suas ações, nos mais diversos ambientes, sendo uma característica pessoal marcante e que se reflete em todas as suas relações, nos mais diversos ambientes. Quem é ético nos negócios certamente o é na família, na política, no esporte, enfim, até embaixo d’água. O mesmo ocorre em sentido contrário. Quem não é ético em um dos setores de sua vida, não o é nos demais.

Recentemente o Pastor Oliveira de Araújo, da Primeira Igreja Batista de Vitória e Presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo teve uma brilhante ideia: durante as romarias feitas por ocasião da Festa da Penha, evento obviamente católico e mariano, seria montada uma tenda em que seriam distribuídos panfletos e feitas pregações aos romeiros que, então, seriam evangelizados segundo os princípios batistas. (http://migre.me/56zsi)

Grande e brilhante idéia, não é? Aproveitamos que uma determinada Igreja é capaz de movimentar uma multidão e, “de grátis”, vendemos o nosso peixe. Aproveitamos que os católicos comemoram a festa de Maria para dizer que celebrar Maria é errado.

A mensagem do Pastor Oliveira de Araújo é clara: os fins justificam os meios e como os católicos não são crentes, seria um dever dos batistas evangelizá-los.

Perguntinha básica: isso é respeitar a fé alheia? Isso é uma postura ética?

Acreditando que a ética não é casuística, mas acompanha sempre o sujeito onde quer que ele vá, não posso acreditar que o Pastor Oliveira Araújo, capaz de uma afronta dessas, seja alguém que faça da ética uma companheira de viagem vida afora.

Pois o referido senhor foi escolhido pelo Excelentíssimo Senhor Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, como membro do Conselho Estadual de Ética Pública do Estado do Espírito Santo, que tem dentre suas atribuições principais  subsidiar o governador e os secretários de Estado na tomada de decisões, receber denúncias sobre atos de autoridades praticados em contrariedade às normas do Código de Conduta, determinar a realização de diligências que julgar convenientes e submeter ao governador do Estado sugestões de aprimoramento do Código de Conduta. (http://migre.me/56zyv)

E eu cheguei a pensar que a ética era pressuposto para admissão em tal conselho.

3 comentários:

  1. Ai! Que alfinetada!
    Ética, atributo para poucos.


    Montenegro

    ResponderExcluir
  2. Gostei disso... Estarei usando com a devida referência que este blogueiro merece! :))

    ResponderExcluir
  3. Nesta Vila um bom padeiro é sempre bem vindo!

    ResponderExcluir