sábado, 7 de maio de 2011

Inveja


Se tem uma coisa que eu gostaria de saber fazer bem é escrever. É que fico lendo os Jace Theodoro e as Aline Dias da vida e fico me perguntando como esse povo faz para parecer tão fácil quando eu não me canso de suar frio para montar três linhas.

Usar a setinha para a esquerda, desmanchando inúmeras vezes o escrito, e até mesmo me arrepender de ter começado um texto virou, para mim, rotina. Meus textos, aliás, parecem ter sempre o mesmo destino: ocupar o disco rígido de meu computador até que sejam deletados numa reformatação, que vem depois de uma infecção dos malditos vírus.

Este aqui, por exemplo, nada mais é que uma confissão de inveja: tenho inveja do Carpinejar do tamanho da que quando era pequeno tinha do Paulo Mendes Campos e do Rubem Braga. Inveja boa? Ora, você acredita mesmo em “inveja boa”, em “crítica construtiva” e nessas coisas que se desmentem pelo próprio nome? Não, muito obrigado.

Foi a Madre Wikipédia, guardiã do convento do São Google, quem me ensinou que a inveja é “um sentimento de aversão ao que o outro tem e a própria pessoa não tem” e volta e meia me pego danado da vida com a tranqüilidade com que um André Hees coloca uma idéia no papel só por me conscientizar de que as idéias até que as tenho, mas daí a transformá-las em texto vai uma distância grande.

Justamente nessas horas que percebo que talvez tenha até algum conteúdo e faço minha crítica, destruindo todo o meu pensar, meus preconceitos contra minha própria pessoa e me permito perceber que quase sem querer acabei chegando ao final de um texto.

Se um dia ele vai se tornar público eu não sei, mas está aí.

2 comentários:

  1. "Quia invidia est de gloria alterius inquantum diminuit gloriam quam quis appetit, consequens est ut ad illos tantum invidia habeatur quibus homo vult se aequare vel praeferre in gloria..."

    "Como a inveja se sente da glória de outrem enquanto ela diminui a glória desejada, apenas sentimos inveja daqueles a quem pretendemos igualar-nos ou a quem, em glória, nós preferimos..."

    Seria esta uma boa inveja então, pois que nos faz querer igualar e até mesmo superar a quem em glória preferimos.

    ResponderExcluir
  2. Popeye, você sabe escrever. Negócio é ficar sem vergonha, mas conhecendo seus filhos, vc não demora muito a chegar nesse ponto não. =P

    ResponderExcluir